terça-feira, 1 de abril de 2008

TODO IDOSO É UMA AULA DE SABEDORIA

Projeto para o Municipio de Cabo Frio

O Projeto Revolução Social do Idoso tem como meta principal consolidar de vez as ações estruturantes que ratifiquem que Cabo Frio é uma cidade especialmente voltada para os idosos, estando por isso, devidamente infra-estruturada para cuidar dos seus e receber condignamente os que vierem visitá-la ou decidirem aqui fixar residência.
O idoso está vivendo um momento maravilhoso de sua vida e Cabo Frio possui qualidades específicas para que ele possa dar o melhor de si, compartilhando suas experiências com a juventude.
O projeto tem como objetivo: Promover o contato diferenciado da população com o idoso, levando a mesma a reconhecer a devida importância deste no contexto da sociedade, Propiciar a troca de experiências e aprendizagem de habilidades (educação informal), Despertar um novo olhar sobre as questões que cercam o envelhecimento, Consolidar Cabo Frio como a melhor cidade para o idoso viver como qualidade de vida, Desenvolvimento de novas aptidões, Gerar oportunidade de adequação do mercado de trabalho ao aproveitamento desta valorosa mão de obra, Envolver os idosos do município nas diversas atividades do Projeto, Capacitar os idosos para inseri-los no mercado atual de trabalho, através de cursos, palestrar, treinamento prático devidamente acompanhado por profissionais da área, Promover atividades de sociabilidade.
Idosos munícipes de Cabo Frio, com idade acima de 60 anos, dispostos a melhorar seu conceito de qualidade de vida.
O Projeto abrangerá o município de Cabo Frio, sob a supervisão das Secretarias Municipais: de Investimento, de Educação e Cultura, de Saúde, de Política Social e Trabalho, de Turismo Esporte e Lazer, de Comunicação de Agricultura Abastecimento e Pesca e Gabinete do Prefeito.
Serão parceiros deste Projeto a Câmara Municipal de Cabo Frio, Empresas, Comércio Local, Instituições Educacionais de Línguas, ONGs.
O Projeto visa promover ações que possibilitem a utilização mão de obra do idoso, respeitando seus limites e trazendo assim o apoio nas questões inter-pessoais, aos comerciantes e órgãos públicos. Buscar novas opções de emprego e carga horária adequada ao idoso. Trabalhos de relações inter-pessoais no comércio, promovendo a harmonia entre patrões e empregados, entre empresas e clientes e como um relações públicas, fornecendo informações e sendo um agente facilitador, Encaminhar e orientar visitantes e usuários na Prefeitura Municipal e Câmara dos vereadores, Orientar e guiar visitantes nos órgãos públicos e pontos turísticos.
O idoso mediador terá um grande papel no seu local de trabalho, intermediando as relações empresa/cliente, empregador/empregado, sendo um agente facilitador nas relações inter-pessoais da empresa.
Ele será contratado pela empresa, (comércio local, indústria), com quem negociará remuneração, carga horária, descanso, etc.
O mediador voluntário exerce as mesmas funções do idoso mediador, porém, não receberá remuneração, em contrapartida terá benefícios da PMCF e parceiros, tais como: Isenção de taxa de: IPTU, Lixo, Iluminação pública, Percentagem maior no selo de descontos na gastronomia local – 50%, Acesso gratuito ao cinema, teatro e demais eventos com bilheteria, A Prefeitura se responsabilizará para que as providências cabíveis sejam tomadas quanto ao ingresso gratuito nos eventos, A função será regulamentada através de lei própria ou Decreto.
Criar um selo identificador de descontos especiais para idosos em hotéis, restaurantes, bares e similares, cadastrados.
Estamos resgatando a vontade, no idoso, de aprender e adquirir conhecimento estimulando o reingresso às salas de aula. Cursos de alfabetização para idosos, Incentivar a criação de cursos par idosos nas Universidades locais, Incentivar participação do idoso nos cursos supletivos existentes, Criação de cursos de línguas estrangeiras para idosos.
Tem a finalidade de incluir o idoso na era digital, através de cursos de informática simplificada a serem ministrados nas escolas ou na Casa Digital, possibilitando a utilização das bibliotecas virtuais do município, e com isso abrindo a janela do mundo para nossos idosos.
A inclusão digital vem quebrar barreiras que muitos idosos têm até mesmo ao digitar uma senha bancária e acabando assim com o medo e a resistência a novos conhecimentos tecnológicos. Cursos básicos de informática de forma simplificada, Acesso à Internet, Incentivo de acesso às bibliotecas virtuais.
Visa valorizar a experiência de vida dos idosos proporcionando a transmissão de conhecimentos, habilidades, aptidões e valores humanos, principalmente à criança e adolescentes. Brinquedos de papelão, Desenho artístico, Pintura em tecido, Ponto Cruz, Vagonite, Crochê, Tricô, Confecção de bonecas, Comunicação, Confecção de flores, Tapeçaria, Culinária, Papel marche (cartonagem), Pintura em tela, Jardinagem, Biscuit, Bijuteria, Xadrez e Dama, Mágicas.
Não há quem não se lembre da figura da vovó e do vovô, contando suas histórias, suas lembranças repetidas e recontadas. Nesse projeto essa figura retorna com a possibilidade de incutir, nos mais jovens o prazer de ler, de sonhar, de acreditar no impossível.
O contador de histórias tem a possibilidade de levar aos que estão impedidos de ler por algum motivo, seja de deficiência física ou por questões de saúde, o conhecimento de historias, reais ou imaginárias, através da figura da vovó, criando assim um elo de afetividade e de cumplicidade entre o contador e o ouvinte. Escolas municipais, Hospitais nas alas infantis, Nas creches, Nos asilos.
Criar um local de leitura próximo a uma livraria, no Shopping ou na Praça da Bíblia, nas escolas para promover leituras programadas, gerando debates e trocas de informações sobre os livros lidos. Estimular a busca de novos temas, desafios literários e valorizar o prazer pela leitura, proporcionando assim uma integração e estímulo ao comércio local. Leitura, Tarde de autógrafos, Leitura de peças teatrais.
Criar um espaço para encontros semanais sempre às 17:00 h para atividades de lazer e cultura. Seresta, Sarau de poesias, Desfile de modas, Música ao vivo, Dança, Concurso de Miss/Mister Idoso/a, Tarde de Talentos (canto, dança e música instrumental), Campeonato de Xadrez, dama e carteado, Teatro itinerante, Pintura – retratando Cabo Frio.

Promover atividades relacionadas à dança, levando o idoso a participar de aulas, concursos e bailes. “Encontro Marcado” – Culminando num grande baile, Festival de Dança, Escola de Dança, “Dançando sentado”.
Proporcionar aos idosos do nosso município participar de passeios promovidos pela Prefeitura Municipal de Cabo Frio, a localidades de interesse cultural e turístico, no nosso município.
Esse projeto vem ampliar os horizontes a inúmeros idosos que não tiveram a possibilidade de conhecer as nossas belezas naturais, abrindo um leque de informações e conhecimento, dando a possibilidade de avaliar os benefícios e belezas que temos em Cabo Frio. Passeios ecológicos, Visitas a museus, Visitas às obras Municipais.
Criar um espaço para uma Clínica Geriátrica, um local agradável para manter atendimento diário do serviço de Geriatria, com autonomia para encaminhamentos necessários e atenção especial aos portadores de diabetes.
Promover ações no sentido de instruir preventivamente os idosos com relação a cuidados com sua saúde mental e física, como evitar acidentes, como gerar facilitadores para o dia a dia, com palestras e debates. Criar uma clínica geriátrica para atendimento médico e atividades do projeto, Promover um atendimento geriátrico diferenciado, Palestras sobre assuntos de interesse do idoso, Trazer pessoas qualificadas para orientar e estimular uma vida saudável, Academia geriátrica, Terapias para manutenção e recuperação da memória.
A arteterapia é então uma terapia que através da estimulação da expressão, do desenvolvimento da criatividade favorece a liberação de emoções, conflitos internos, imagens perturbadoras do inconsciente, contatos com as ansiedades, conteúdos reprimidos, medos.
Nesta abordagem terapêutica possibilitaremos a abertura de canais de comunicação, através de formas múltiplas de expressão, experimentação, criação, destruição e recriação com diferentes materiais expressivos.
Criar um espaço onde os idosos podem se reunir para obter informações, conversar, possibilitando aos mesmos fazerem relatos de natureza pessoal e grupal.
Estimular o idoso a participar do processo grupal de modo que ele desenvolva a capacidade crítica e reflexiva, buscando torna-lo ativo na manutenção de sua qualidade de vida e na luta pela sua cidadania.
Desenvolver a afeto-terapia compartilhando experiências.
Esse projeto vem incluir o idoso na montagem do “Natal de Luz”, dando a ele a possibilidade de coordenar e organizar a iluminação natalina de sua rua, promovendo assim, em toda cidade um espírito festivo e envolvente. Concurso tipo: a rua mais iluminada, a mais bonita, a mais animada, etc, Premiação para o idoso responsável.
Visa trazer ao idoso uma visão de um mundo de possibilidades nessa área, com promoções de campeonatos Máster, de incentivos a buscar uma vida saudável através de exercícios físicos controlados e monitorados, gerando a participação e o envolvimento de todos. Campeonato Máster de natação, Aulas de tênis, Caminhadas programadas, Campeonato de peteca, Alongamento na praia, Atividades físicas para possuidores de limitações temporárias ou definitivas de movimentos.
Estimular os idosos, com aptidão para lidar com terra, flores e plantas, para criação e cultivo de um horto comunitário; essa será uma iniciativa inédita na região para beneficiar de forma direta aos idosos envolvidos no projeto.
Cultivar nesses hortos plantas medicinais como erva-doce, hortelã e cidreira que são utilizadas em chás, e outras tantas ervas para esses fins, possibilitando até mesmo a comercialização desses produtos ou mesmo a distribuição gratuita para os idosos do município.
Estimular o cuidado com o ajardinamento de sua rua ou a área em frente a sua casa. Criação e cultivo de plantas medicinais, Criação de mudários de diversas plantas e flores, Curso de como cuidar de hortas, Estimular o idoso a cuidar arborizando e urbanizando a sua rua, Oportunidade de utilização do Idoso para capacitação de jovens, através de cursos e palestras sobre plantio.

Estimular os idosos, que gostem de pescaria, participar deste tão prazeroso lazer, com coordenação e acompanhamento de profissionais experientes na prática de pesca, ensinando-os técnicas e os melhores locais da cidade para pescaria, oceano, lagoa.

Um comentário:

DJALMA DA CUÍCA !!! disse...

O meu comentário é que após vir para Cabo Frio, outra atividade prazeirosa aprendi: Vela, embarcação, velejar,tudo isso faz muito bem ao idoso. Este aprendisado com profissional do ramo de vela, com total segurança.

Momento de Alegria.

Momento de Alegria.
Meu amigo Budega.